Subscribe Now
Trending News

Ipuaçu

Apresentação

Com uma população formada por diferentes etnias, culturas e crenças, uma economia baseada na agricultura, na indústria e no comércio, e um corredor para quedas de águas, lagos e campings, o município de Ipuaçu se destaca pela diversidade. Um convite para quem busca conhecimento, lazer, negócios e aventura.

Ipuaçu é formada por um povo acolhedor, fraterno e corajoso, com uma história marcante e de bravura.

A história do município iniciou ainda por volta de 1950, com a vinda dos primeiros colonizadores. Porém, o local já era habitado por indígenas das tribos Kaingangs e Guaranis, etnias que habitavam a região desde o século XVI e que por aqui ainda sobrevivem.

As primeiras movimentações econômicas foram por meio das madeireiras, que atraíram comerciantes e pessoas em buscas de novas oportunidades. Com isso, em 1958 a pequena comunidade foi elevada para distrito de Abelardo Luz e em 1992 se tornando um município independente e prospero.

Ipuaçu, é de origem tupi-guarani e tem como significado “lajeado grande” ou “fonte grande”. Nome também dado ao rio que corta o município de norte a sul.

Ipuaçu é grande. Um município com uma população grande, com uma fonte de conhecimento, cultura e diversidade.

Dados do Município

Região Turística: Grande Oeste
Área: 260.893 km (IBGE/2016)
População: 7.579 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°37\\’5
Longitude: 52°27\\’1
Altitude: 720 m
Cidades próximas: Entre Rios, São Domingos, Abelardo Luz, Bom Jesus, Xanxerê.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Ipuaçu

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Ipuaçu.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é pela rodovia SC-480, a partir da BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 76 km do Município de Ipuaçu.